A nossa História

A nossa História

A revista “segurança” nasceu em Janeiro de 1965, pelas mãos do Dr. Henrique Salgado, no Grémio dos Seguradores, dependendo directamente do Centro de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais (o primeiro serviço em Portugal, criado pela actividade seguradora para área da segurança).

Foi, mais tarde, propriedade do Instituto Nacional de Seguros, da Associação Portuguesa de Seguradores e, de 1994 a 2003 a Activo Humano – Consultores Associados, Lda, foi sua proprietária e editora.

Esta publicação passou então a partir de 2004 a ter como proprietária e editora a empresa PETRICA Editores, Lda

Ao longo da sua existência, a “segurança” tem pugnado pela sensibilização de todos quanto à necessidade de terem comportamentos seguros em todas as actividades que desenvolvam quer a nível profissional quer pessoal.

Devido ao interesse manifestado pelos nossos leitores e à necessidade de uma maior divulgação dos temas ligados à segurança, em 2002, a revista “segurança” passou de trimestral a bimestral.

Simultaneamente, com o propósito de dar a todos os leitores uma informação mais completa e actualizada, o leque de temas abordados tem sido alargado com a criação de novas rubricas como “Segurança e Saúde no Trabalho”, Ergonomia”, Direito do Trabalho”, “Saúde Ocupacional”,  “Riscos Psicossociais”, Assédio Moral e Saúde Mental”, Segurança Rodoviária Ocupacional”, “Substâncias Perigosas, Químicas e Biológicas”, “Radiações”, Nanomateriais”, “Segurança Contra Incêndio”, Segurança Marítima e na Agricultura”, “Security”, “Segurança Infantil”, “Segurança Informática”, “Segurança Alimentar”, entre outras temáticas.

Temos parcerias com entidades oficiais Nacionais, tais como: ACT, APSI, OIT, CPLP, ISLA Leiria, Universidade Europeia, Força Aérea Portuguesa, OET e OE, SPMT, DGS, APERGO, SPSHO, O.Psicologos, EPGEiffel, ISEC, ESTSCoimbra, entre outras. Parcerias internacionais ASociación Espanola de Ergonomia, FEES, SIPAT, CRHLP, Fundacentro, SOBES, Clube de Engenharia do Brasil, revista Protecção, revista angolana Risco Zero, etc.

Somos Media Partner da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho há mais de 20 anos.

E a revista oficial do VDS e da ASVDS

Paralelamente à edição da revista, são promovidos, periodicamente, encontros, com a presença de entidades prestigiadas, que possibilitam aos técnicos e a todos os interessados a reflexão, formação e informação sobre safety e security.

Visto tratar-se de uma publicação de interesse geral, um dos objectivos da “segurança” passa por chegar ao maior nível de pessoas, de modo a que seja lida não só por quem comanda mas pelos próprios actores que estão no terreno, os trabalhadores. Um trabalhador previdente será consequentemente um trabalhador produtivo, mais feliz e mais realizado.

A “segurança” está permanentemente aberta e receptiva a ouvir e transmitir todos os temas que permitam melhorar as condições de segurança no nosso país, já que os seus desafios futuros passam por continuar a divulgar informações, preocupações e soluções para uma vida segura e com qualidade.