PARTILHAR

1.Introdução
A Saúde e Segurança do Trabalho/Saúde Ocupacional (SST/SO) é um setor proeminente nas sociedades modernas, ao qual é atribuído a responsabilidade de prestar cuidados de saúde à população ativa no contexto do desempenho profissional.
Atualmente, as preocupações da SST/SO incidem na criação de uma conjuntura laboral que permita, não só garantir ambientes de trabalho saudáveis, que evitem ou minimizem a exposição profissional a fatores de risco suscetíveis de comprometer a saúde do trabalhador, como proporcionar uma elevada qualidade de vida no trabalho através do bem-estar físico, mental e social.
A complexidade de intervenção inerente às características das variáveis envolvidas, trabalhador, condições de trabalho e atividades profissionais, requere, uma interdisciplinaridade entre profissionais especializados, numa matriz de complementaridade de conhecimentos e de competências perfeitamente articulados.
Entre as diversas dimensões da SST/SO, destaca-se a Enfermagem do Trabalho, lado a lado com a Medicina do Trabalho e com a Higiene e Segurança do Trabalho.
Em Portugal, a Enfermagem do Trabalho tem percorrido um longo caminho de evolução e crescimento. O enfermeiro do trabalho, mais do que nunca, é colocado perante os desafios do seu aperfeiçoamento e da sua afirmação, que passa por dar visibilidade à abordagem holística e estruturante que carateriza a sua intervenção. Daí o contributo deste trabalho, que procura essencialmente esclarecer qual a responsabilidade deste profissional de saúde na equipa de SST.

2. Enfermagem do trabalho: breve enquadramento histórico
A Enfermagem do Trabalho, tal como é atualmente reconhecida, resulta de um processo evolutivo que teve início nas últimas décadas do século XIX, e acompanhou o desenvolvimento industrial que se seguiu.
O registo mais antigo que se conhece relativo a Enfermagem do Trabalho (1878) é o da contratação da Enf.ª Phillipa Flowerday pela empresa J&J Colman em Inglaterra (Slaney, 1984 Cit. por Rogers,1997).
O primeiro curso de Enfermagem do Trabalho (1917), decorreu na Universidade de Boston, e a primeira organização profissional, atualmente designada American Association of Occupational Health Nurses (AAOHN), surgiu em 1942, sendo que o primeiro Manual de Enfermagem do Trabalho foi publicado em 1953.

Para continuar a ler, faça já a sua assinatura.

assinatura

DEIXE UM COMENTÁRIO