PARTILHAR

Introdução
O sistema musculosquelético sob o controle do sistema nervoso, é responsável pelos movimentos e pela sustentação das posturas do corpo e também pela protecção de órgãos e tecidos muito sensíveis.
Segundo Rio e Pires (2001, p.15), por sistemas musculosqueléticos entende-se o conjunto de músculos, tendões, ossos e membranas (fáscias). Nervos e vasos sanguíneos periféricos, associados a essas estruturas também estão incluídos nesse sistema, cuja função básica principal é a movimentação do corpo.
O desenvolvimento das modernas aeronaves, caças de alta performance capazes de atingirem altas e sustentadas forças de aceleração e com isso uma maior intervenção técnica a nível de manutenção mecânica.
Atualmente, as Lesões Músculo-Esqueléticas ligadas ao Trabalho (LMELT) são consideradas doenças profissionais, cuja etiopatogenia está frequentemente associada à exposição do trabalhador a um conjunto de fatores relacionados com a atividade profissional, sendo aqui estudada esta matéria em mecânicos de aeronaves.
A manutenção de aeronaves tem um conjunto de tarefas e procedimentos que podem potenciar a exposição aos fatores de risco durante a atividade profissional, que em contexto ocupacional poderão levar ao aparecimento de LMELT.
As LMELT, nos últimos anos, têm merecido especial atenção por parte da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho. Tendo sido em 2010 considerada por esta Agência uma doença emergente.
Com a finalidade de se encontrar a causa efeito de possíveis lesões musculosqueléticas nos mecânicos de aeronaves foi elaborado o presente estudo, que com as suas conclusões poderá levar a que sejam alterados alguns processos laborais ou tarefas cotidianas para minimizar ou mesmo excluir o perigo de LMELT com a elaboração do questionário pretendemos:

  1.  Conhecer a percepção que os mecânicos de aeronaves têm sobre o risco de desenvolverem Lesões Musculosqueléticas nas suas tarefas e atividade profissional.
  2.  Com a realização deste questionário aos militares das especialidades de mecânica que efectuem trabalhos em aeronaves, pretende-se recolher dados que permitam aferir qual a implicação das diferentes posturas, movimentos repetitivos e movimentação manual de cargas na saúde dos mesmos mecânicos.
  3.  Com a aferição destas implicações, poderão ser estabelecidas medidas correctivas/preventivas, no sentido de melhorar a qualidade das condições de trabalho dos mecânicos em estudo.

Para continuar a ler, faça já a sua assinatura.

assinatura

DEIXE UM COMENTÁRIO