PARTILHAR

A eficácia da Protecção Ocular
Proporcionar uma protecção adequada e eficaz deve sempre ser a maior prioridade dos fabricantes de protecção ocular.
O principal objectivo da 3M como fabricante de Equipamentos de Protecção Pessoal, é desenhar e desenvolver produtos aplicando as tecnologias disponíveis mais avançadas, para conseguir não só cumprir com os requisitos das Normas Europeias mas também ajudar as empresas a proteger da forma eficaz e segura os utilizadores que estão expostos a riscos oculares.
A visão é o sentido corporal com o qual percebemos os objetos e tudo o que nos rodeia mediante a acção da luz. Proporciona-nos 80% das sensações que reconhecemos, sendo assim, muito importante para a nossa evolução, desenvolvimento, defesa pessoal e reconhecimento do que nos rodeia.
Durante o trabalho diário, os nossos olhos vêm-se submetidos a diferentes tipos de riscos que devem ser identificados, avaliados e minimizados segundo nos refere a Lei 102/2009 e Lei 25/2010 sobre Promoção e prevenção da segurança e da saúde no trabalho e a segurança dos trabalhadores contra os riscos relacionados com a exposição a radiações ópticas artificiais.
O olho humano pode sofrer danos ocupacionais derivados de três tipos de riscos principais:

  • Riscos Mecânicos, como poeiras, projecção de partículas, partículas sólidas grossas e projecções de metais fundidos ou água a alta pressão;
  • Riscos Químicos ou Biológicos, como contacto com substâncias químicas líquidas, assim como salpicos de ácidos e bases, solventes, ou fluidos biológicos infectado, gases ou vapores;
  • Riscos de Radiações Ópticas, como radiações ultra-violeta, visível, infra-vermelha, como por exemplo lâmpadas incandescentes, lâmpadas de cura por UV, trabalhos de soldadra, fundições, entre outros.

É muito possível que nos encontremos em situações em que um ou mais destes tipos de riscos estejam presentes em simultâneo, assim, é fundamental que seja realizada uma correcta avaliação de riscos para ter em conta todos os possíveis factores que possam afectar, cada posto de trabalho.

Para continuar a ler, faça já a sua assinatura.

assinatura

DEIXE UM COMENTÁRIO