PARTILHAR

Mais de um terço dos incidentes com PEMT relatados por alugadores envolvem os motoristas que fazem as entregas. Quais são as armadilhas mais comuns a evitar e como podem os motoristas manter-se seguros?
Ocorrem por ano milhões de entregas ou recolhas de Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho, PEMT, em obras por todo o Reino Unido.
Os motoristas que fazem as entregas desempenham um papel vital. Em alguns casos, eles são o único contato face a face entre o alugador e o utilizador final na obra.
Qualquer incidente que envolva os motoristas durante a entrega e a recolha de uma PEMT pode ser preocupante e poderia também afetar as relações contratuais e as operações no local de trabalho.
Segundo dados recolhidos da IPAF, as empresas de aluguer centraram a sua atenção para os riscos que envolvem os motoristas de entregas.
Desde janeiro de 2012, todos os membros da IPAF são convidados a relatar quaisquer incidentes relacionados com o seu pessoal ao banco de dados de relatório de acidentes da IPAF (www.ipaf.org/accident). A análise de dados recentes confirma algumas tendências, identificadas a partir anos anteriores, e destaca situações específicas que envolvem uma proporção significativa de motoristas.

Causas de acidentes:
A maioria dos acidentes envolvendo os motoristas de entregas ocorreu durante a carga e descarga (48,7%). As principais causas relacionadas com os incidentes dos motoristas foram, carga insegura e queda entre rampas.
Uma análise mais apurada destes incidentes causados por carga insegura revelou que estes se devem principalmente ao desprendimento da cobertura da Plataforma durante o transporte. Quase todas as máquinas que caíram entre rampas eram máquinas elétricas pequenas (móvel vertical 3a).
A maioria dos incidentes envolvendo operadores ocorreu quando a PEMT estava a ser operada a partir dos comandos da plataforma (51,2%). A maior causa destes incidentes deveu-se por falta de observação e falta de verificação do percurso a percorrer, ie colidir com objetos fixos enquanto circulavam em locais de trabalho não familiares.

O que podemos fazer?
Os dados mostram claramente que carregar ou descarregar uma PEMT pode arriscado. Ainda assim as PEMT são o meio mais seguro para trabalhar em altura. Você planeou o trabalho para que se realizassem operações seguras?

  •  Assegure-se que há um encarregado ou supervisor responsável por planear as entregas, as recolhas das PEMT e o seu transporte;
  • Leve a cabo uma avaliação de riscos adequada para todas as operações de PEMT e documente este processo;
  • Assegure-se que todos os trabalhadores têm formação adequada para cumprir com as suas responsabilidades.

Você conhece as suas responsabilidades – cumpra o seu papel na prevenção de acidentes!

Para continuar a ler, faça já a sua assinatura.

assinatura

DEIXE UM COMENTÁRIO